A pedra na vesícula ou cálculo biliar, ocorre na vesícula biliar, responsável por armazenar a bile produzida pelo fígado. A bile consiste na mistura de substâncias, entre elas o colesterol, e auxilia na digestão de gorduras no duodeno (primeira porção do intestino delgado).
Quando algumas substâncias presentes na composição da bile aumentam sua concentração, podem acumular na vesícula biliar e ao passar do tempo, os acúmulos formam as pedras ou cálculos biliares.
Disponível em: <https://www.google.com.br/ search?q=ves%C3%ADcula+biliar& source=lnms&tbm=isch&sa=X&sqi= 2&ved= 0ahUKEwjfyojUwb7eAhWJpYsKHSW6A 58Q_AUIEygB&biw=1366&bih=657# imgdii=qMP_wtZVkDgQbM:&imgrc= Y-5RzLfHq30vmM:>. Acesso
em: 05 nov. 2018.
SINTOMAS
Normalmente o indivíduo que possui cálculo biliar não apresenta sintoma, porém pode ocorrer dor do lado direito do abdômen que normalmente ocorre após uma refeição, podendo ou não ser acompanhada de vômito, febre e náuseas.
APLICAÇÃO DIDÁTICA: O material pode ser apresentado em uma aula do segundo ciclo do fundamental, no ensino médio ou até mesmo em uma aula de anatomia no ensino superior, pois trata-se de um assunto do qual muitas vezes os alunos, já ouviram falar mas não sabem ao certo o que é , como se forma ou se há sintomas. Podendo assim esclarecer as dúvidas de como se dá o processo de formação de pedra na vesícula apresentando possíveis sintomas.
Disponível em: <https://mundoeducacao.bol. uol.com.br/doencas/pedra-na- vesicula.htm>. Acesso
em: 05 nov. 2018.
Disponível em: <https://drauziovarella.uol. com.br/entrevistas-2/pedra-na- vesicula-2/>. Acesso
em: 05 nov. 2018.
Disponível em: <https://drauziovarella.uol. com.br/doencas-e-sintomas/ pedra-na-vesicula-calculo- biliar/>. Acesso em: 05 nov. 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário