Disponível em: <http://www.clinicajoelho.com.br/ver_dica.php?n=131>. Acesso em: 12 mai. 2018.
Todos nós alguma vez já sentimos algum estalo no joelho, ou em alguma outra parte do corpo, e normalmente isso acontece após estarmos parados e assim fazer um movimento rápido, e a pergunta frequente é, como e por que ocorreu esse estalo.
Primeiramente, devemos entender onde ocorre esse estalo. Nós temos certas articulações que estão presentes em diversas partes do corpo, como por exemplo no cotovelo, ou até mesmo no joelho. E nessas articulações está presente a cápsula articular, cuja função é diminuir o atrito e o contato entre os ossos, prevenindo a degradação do mesmo. E nessa cápsula articular está presente a membrana sinovial, que assim produz o líquido sinovial, que tem a função de lubrificação das articulações para fazer um movimento mais suave e indolor.
Quando fazemos um movimento mais rápido, na cápsula articular o ar que contém dentro e também o líquido sinovial tem uma diminuição da pressão, e então gerando vácuos dentro da cápsula, que podem ser identificados como bolhas, cujo nome científico é cavitação. Sendo assim após fazermos esse movimento rápido, essas bolhas apresentam ruídos, que assim conseguimos escutar, e chamamos de estalos.
Após acontecer esse ruído, tem a tendência de não acontecer novamente em um pequeno espaço de tempo, pois o líquido sinovial já apresentou um movimento e voltou ao seu estado normal, sendo assim, podemos perceber esse processo ao estalar os dedos da mão, quando estalamos, não conseguimos estalar novamente em um pequeno espaço de tempo, e só conseguiríamos estalar em um espaço de tempo de 15 minutos.
O estalo (crepitação articular) vai acontecer normalmente. Se estalar constantemente, e apresentar dor ou até mesmo impossibilitar um movimento, é necessário consultar um médico especializado para ver se há algum tipo de lesão, que por sinal é muito comum ocorrer, algumas lesões que podem ser citadas são a artrose, lesões nos meniscos, entre outras.
Aplicação didática: Esse conteúdo pode ser apresentado didaticamente para uma faixa etária do ensino médio e também pode ser apresentado para o ensino superior (sendo mais especifico, acadêmicos de educação física). E deve ser citado a função do alongamento antes de qualquer atividade física, pois com o alongamento, não irá gerar as bolhas, sendo assim não possibilitando ocorrer o estalo, e também ajudando na prevenção de lesões.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=U9GGrcz8s2I>. Acesso em 12 mai. 2018.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1_EDFIS_LIC_NA_Thaina_Teixeira Uau!Nunca pensaria que um simples estalo no joelho seria causado por tudo isso e que pode haver complicações. Muito bom!!
ResponderExcluirRealmente é um material muito bom! Principalmente na aplicação didática, pois é muito importante ressaltar a importância do alongamento antes de uma atividade física.
ExcluirO blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
1_EDFIS_LIC_NA_EMMANUEL_NUNES
ResponderExcluirÓtimo trabalho! Serve para acalmar pessoas que constantemente se preocupam com esses estalos, mas também serve para alertar e procurar um médico rapidamente caso os mesmo sejam acompanhados de dor.
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_EDFIS_LIC_NA_VICTOR_M_IURK
ResponderExcluirMuito bom! Principalmente na parte que fala sobre a prevenção para tal caso não ocorrer, atos simples que podem evitar lesões, apenas os estalos não é algo mal para o corpo mas com o tempo podem ocorrer novas lesões e algo que era simples pode seriamente se agravar! Coisas simples e úteis que devemos aprender e repassar!
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir