sexta-feira, 16 de novembro de 2018

(1_EDFIS_LIC_NB_NIQUISON_MOREIRA) AÇÃO DA PÍLULA ANTICONCEPCIONAL

A pílula é um comprimido que é ingerido uma vez ao dia sempre no mesmo horário para que não quebre o ciclo, o ciclo é até acabar todos os comprimidos da cartela, se mulher pular ou esquecer um comprimido acaba deixando a ação ineficaz, assim se tiver relações poderá engravidar, deve-se tomar todo dia mesmo se teve relações sexuais ou não.
Existe vários tipos de pílulas, são duas as mais usadas:

A combinada: a pílula contém dois hormônios, o estrógeno e progesterona, a ingestão desta pílula impede a libração de óvulos pelo ovário. Ela também torna o muco cervical espesso impedindo que o esperma atinja o ovulo, são de dois tipos: a que é ingerida continuamente (a mulher não menstrua), e a que contem 21 comprimidos e um pausa de 7 dias entre os ciclos (a mulher menstrua nesse período de pausa).

A minipílula: contém apenas um hormônio, a progesterona, sendo uma alternativa para mulheres que o uso da pílula combinada é contraindicado, é ingerido continuamente e interfere na menstruação.
É aconselhável que as mulheres consultem um médico ginecologista antes de começar a utilizar a pílula anticoncepcional, para saber qual a pílula mais indicada para ela.
Cada pílula tem um ciclo diferente sendo que alguns tipos, no intervalo de pausa entre os ciclos é necessário ingerir pílulas sem hormônios para manter a ingestão continua.

Vantagens:
·         Altamente eficaz quando usado conforme indicação;
·         Algumas pílulas podem reduzir o fluxo e a dor nas menstruações;
·         Redução do risco de ocorrência do câncer de endométrio e de ovário em quem toma pílula.

Desvantagens:
·         Pode causar mastalgia, náuseas, cefaleia e alterações no peso;
·         Pode causar alteração no ciclo menstrual;
·         Não é comum, mas algumas mulheres que tomam pílula desenvolvem aumento da pressão arterial;
·         É raro, mas algumas mulheres podem ter coágulos de sangue (trombose), ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais;
·         Não protege contra infecção por HIV (AIDS) e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST);
·         É possível que o uso do medicamento provoque retenção de líquido.
·         Perde eficácia quando há problemas gastrointestinais.
 ·         É desaconselhável a fumantes com mais de 35 anos;


  Aplicação Didática: Passar os conhecimentos para os alunos, indiferente se homem ou mulher, pois os dois devem conhecer como funciona as pílulas e também alertar dos riscos, vantagens e desvantagens do uso, aula voltada para alunos de ensino médio, pode ser combinada com uma aula sobre aparelho reprodutor.


Disponível em:< https://www.mulheresbemresolvidas.com.br/tipos-de-anticoncepcional/>. Acesso em: 08 out. 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário