sexta-feira, 9 de novembro de 2018

(1_EDFIS_LIC_NB_MARIANE_FERREIRA_RODRIGUES)CÁLCULO RENAL, TAMBÉM CONHECIDO COMO PEDRA NOS RINS

O cálculo renal acomete várias pessoas no cotidiano, a formação das pedras nos rins é resultado de um acumulo de cristais que existem na urina derivados de sais e minerais que se aglutinam na concentração da urina, esses cristais que são formados podem provocar dores intensas. Esse problema requer um diagnostico médico e exames frequentes de imagem.



CAUSAS 

Existem várias causas para esse problema como por exemplo: hábitos alimentares, obesidade, sedentarismo, hipertensão e dentre outros fatores. 

SINTOMAS 

Um dos sintomas mais comuns são dores respectivamente intensas ao lado do abdômen, além de dores em certas partes das costas e durante a micção, essas dores sofrem variações e podem ser agudas, fortes ou leves. 

As pessoas acometidas podem ter náuseas, calafrios, vômitos, sangue na urina e uma vontade intensa de micção a todo instante. 

TRATAMENTO 

Geralmente o tratamento é feito com prescrição médica de remédios para alívio de dor e além de que outros procedimentos médicos podem ser feitos para eliminar as pedras. 

O processo de eliminação por conta própria é muito doloroso, pois a pedra que será eliminada pelo canal do ureter, porém só ocorre quando a pedra não é grande, caso contrário, são feitos outros procedimentos médicos como: ureterolitotripsia, nefrolitotripsia percutânea e a cirurgia aberta convencional. 

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Tb1RwLeDj3c>. Acesso em: 03 nov. 2018.

Aplicação didática:

Em uma aula sobre hábitos alimentares, com o uso de recursos audiovisuais mostraria para os alunos a importância de bons hábitos na alimentação para prevenção de doenças crônicas e a má alimentação ou ingestão excessiva de certos alimentos que podem levar a esse problema de pedras nos rins e os orientando para prática de exercícios, possibilitando aos mesmos uma vida saudável. 


Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Tb1RwLeDj3c . Acesso em: 03 nov 2018. 



Disponível em: https://medicoresponde.com.br/tag/pedras-nos-rins/ Acesso em: 03 nov 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário