sexta-feira, 9 de novembro de 2018

(1_EDFIS_LIC_NA_Mariana_Flügel)EXERCÍCIO FÍSICOS TEM INFLUÊNCIA NO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO?




De tempos, a prática do exercício físico pelas mulheres vem sendo associada não somente a questões estéticas mas também a questões de saúde. Porém a prática quando iniciada de maneira precoce pode trazer alterações corporais significativas e nem sempre benéficas. Esportes de alto rendimento como ginástica, natação, ballet, maratonas, entre outros, levam a uma extenuação corporal. Esse excesso sobre o corpo pode trazer disfunções nas meninas pré púberes como: 

· Atraso ou não ocorrência da ovulação e menstruação; 

· Retardo da puberdade; 

· Alterações na fase lútea; 

· Início da extenuação de articulações. 

Já em pós púberes, a prática demasiada de exercícios desencadeiam mais consequências. Dentre algumas pode-se citar: 

· Distúrbios na alimentação (bulimia e anorexia); 

· Osteoporose causada pela ingestão inadequada de alimentos; 

· Disfunções menstruais (amenorreia); 

· Problemas osteomiotendineos devido a lesões continuas e a falta de cálcio nos ossos. 

Em contrapartida, a realização regular e de maneira sadia de exercícios físicos leva a fatores benéficos no corpo feminino. Em gestantes, a prática de Yoga e pilates, por exemplo, auxilia em casos de preferência por parto normal por estimular a tonificação e alongamento dos músculos. 

As atividades físicas também podem influenciar na melhoria do sistema imunológico, fertilidade, reprodutividade e como fator retardante da menopausa. Em mulheres que encontram-se já nesse período, a prática funciona como amenizador dos sintomas como irritabilidade e ondas de calor corporal. 

Aplicação didática: 
Essa temática pode ser abordada em turmas de ensino médio integrando matérias como biologia e educação física para a conscientização da prática continua de exercícios físicos de maneira saudável mostrando de maneira didática através de fotos, vídeos, desenhos, entre outros. Já no ensino superior, em formação de educadores físicos, pode-se integrar matérias como anatomia e ginástica fazendo com que os alunos disponham futuramente de uma argumentação maior para incentivar seus alunos a realizarem atividades físicas. 




Um comentário:

  1. 1_EDFIS_LIC_NA_EMMANUEL_NUNES
    Material muito importante, pois serve como uma forma de conscientização de que a prática de exercícios deve sempre ser supervisionada por um profissional da área para que não haja a possibilidade de ocorrência dos problemas acima citados, ótimo trabalho, parabéns!

    ResponderExcluir