segunda-feira, 12 de novembro de 2018

(1_EDFIS_LIC_NA_LUIS_GUSTAVO_WENDLER) SINTOMAS DE UMA ÚLCERA NO ESTÔMAGO

Seu organismo precisa de um equilíbrio emocional e físico. Ainda que você não acredite, o estresse é um dos causadores mais comuns da úlcera no estômago. Uma alimentação muito ácida, uma dieta incorreta e fatores como estresse e ansiedade podem nos causar úlceras gástricas. Uma realidade bastante comum na atualidade devido aos nossos hábitos de vida. Aprenda a conhecer os sintomas de uma úlcera no estômago.


Disponível em: http://saude.culturamix.com/dicas/sintomas-da-ulcera-gastrica Acesso em: 09 nov. 2018.

Em muitas ocasiões não prestamos atenção nas coisas que acontecem em nosso corpo. Ás vezes a pressão diária, as obrigações e o dever familiar ou do trabalho, nos fazem ignorar realidades que acontecem conosco. Comemos mal, com pressa, deixamos que o estresse interfira em nossa vida sem dispor de instantes com calma. Nosso organismo reclama de um equilíbrio emocional e físico, por isso devemos nutri-lo adequadamente.

Você sabia que, por exemplo, nosso sistema digestivo é quem mais sofre com os efeitos negativos do estresse e da ansiedade? Vejamos agora seus principais sintomas:

1. Atenção as dores abdominais, em especial aos incômodos centrados no abdômen e nas regiões entre o esterno e umbigo. Você já observou, por exemplo, em que momentos essa dor costuma ser mais intensa? Principalmente quando temos o estômago vazio, entre as refeições. Sentimos uma dor ardente que nos queima. É verdade que um antiácido pode aliviar, mas é muito característico essas inflamações a noite ou simplesmente quando sentimos fome.

2. Pequenos sintomas presentes no quadro de uma úlcera estomacal, em algumas ocasiões podemos apresentar um dos sintomas mais frequentes, mas com o tempo essas sensações leves podem se tornar persistentes e até piorarem progressivamente. Devemos considerar e ficar atentos principalmente na frequência em que ocorrem os seguintes sintomas:

· Muitos gases e arrotos;

· Falta de apetite e perda de peso;

· Sensação de ficar estufado e dificuldade para ingerir líquidos;

· Esgotamento e cansaço diários;

· Náuseas matutinas e sensação de mal-estar.

3. Sintomas de úlcera grave: Também é preciso considerar os em que os sintomas nos advertem de uma úlcera grave.

· Fezes escuras com rastros de sangue;

· Vontade de vomitar diariamente.

Dicas alimentares para tratar a úlcera no estômago. Primeiramente devemos considerar todos os alimentos que podem nos fazer mal. Seja direta ou indiretamente, existem componentes que, como o sal, são capazes de nos causar problemas como a hipertensão ou inflamações que, de um modo ou outro, afetam a úlcera. Além do tratamento prescrito pelo médico para complementa-lo

· Evite sal e açúcar;

· Os doces como guloseimas também não são benéficos;

· Os lácteos não são recomendáveis;

· Substitua farinha branca pela integral;

· Limite o consumo de refrigerantes.

Aplicação didática: A presença da úlcera no estômago está ligada com a forma de que nos alimentamos, em uma aula traria alimentos considerados benéficos para o organismo, fazendo uma comparação com os alimentos inapropriados que possam agredir a nossa saúde e futuramente possam causar uma úlcera.

Disponível em: <https://www.tuasaude.com/sintomas-de-ulcera-no-estomago/>. Acesso em: 09 nov. 2018.

Um comentário:

  1. 1_EDFIS_NB_MARIANE_FERREIRA
    ótimo trabalho, é muito importante que se conscientize sobre doenças que acometem o organismo, ajudando principalmente na parte que está relacionada com a alimentação, pois além de ajudar a prevenir a úlcera, poderá ajudar em uma rotina saudável. Parabens!

    ResponderExcluir