A pedra nos rins, também chamada de cálculo renal se forma em qualquer local do sistema urinário por diversos fatores sendo eles a pouca ingestão de líquidos, alimentação inadequada, fator genético e etc., e possuem tipos e causas especificas como:
· Cálculo renal de cálcio: de origem hereditária e deve ser tratado com uma alimentação com baixo teor de sódio e de proteínas, e recomenda-se tomar diuréticos. O tratamento pode ser feito através da diminuição do consumo de alimentos ricos em oxalato e em gorduras, toma-se um suplemento de cálcio para facilitar a fixação do oxalato no intestino.
· Cálculo renal de ácido úrico: pode ser causado pelo consumo excessivo de alimentos ricos em proteínas que geram aumento do ácido úrico na corrente sanguínea. Neste caso o tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos e com uma dieta com baixo teor de purina.
· Cálculo renal de cistina: de origem hereditária, pode ser tratado com quantidades grandes de líquidos, álcalis e D-penicilamina, quando necessário.
· Cálculo renal de estruvita: pode ser causado devido a uma complicação de uma infecção no sistema urinário. Seu tratamento pode ser feito através da toma de antibióticos e cirurgia para retirada dos cálculos, pois tendem a ser grandes.
Disponível em: < http://www.revistasou.com.br/pedras-nos-rins-uma-das-piores-dores-da-medicina/>. Acesso em: 05 de Nov. de 2018.
SINTOMAS
Os sintomas podem ser:
· Dor intensa na parte de baixo das costas, que dificulta movimentos;
· Dor na virilha;
· Dor ao urinar;
· Urina rosa, vermelha ou marrom;
· Urinar exageradamente;
· Enjoos ou vômitos;
· Febre acima de 38° C.
TRATAMENTO
Para o tratamento é necessário repouso, ingestão de líquidos, remédios. Esse tratamento na maioria dos casos e feito em casa e em casos mais graves o paciente opta pela cirurgia de remoção de pedra nos rins. Para quem possui a doença e preciso também um cuidado na alimentação principalmente na ingestão de sódio.
Aplicação didática: Conteúdo para se apresentar em palestras sobre o risco da grande quantidade de ingestão de sal (sódio) sendo a principal causa da doença.
Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/pedras-nos-rins-causas-sintomas-e-tratamentos/. Acesso em: 05 de Nov. de 2018.
(1_EDFIS_LIC_NB_RÔMULO_RUTHS_DE_OLIVEIRA)
ResponderExcluirMeus parabéns muito bom trabalho está bem elaborado e fala de problema muito comum que provavelmente todos nós conhecemos alguém que já teve pedra nos rins, mais nunca soubemos como ocorria a pedra no rim e através desse trabalho foi possível esclarecer as dúvidas e conhecer os principais sintomas das pedras nos rins.