quinta-feira, 24 de maio de 2018

(1_EDFIS_LIC_NB_SAMILA_LIMA) JÁ OUVIU FALAR EM OSTEOCONDRITE?


Disponível em: <http://www.centraldafisioterapia.com.br/dicas-de-saude/o-que-e-osteocondrite>. Acesso em: 16 mai . 2018.

A osteocondrite ou osteocondrose é uma doença rara, a qual afeta a cartilagem de crescimento. Mas para início de conversa, o que seria cartilagem de crescimento?
Cartilagem de crescimento é uma cartilagem presente na epífise dos ossos longos jovens que modula seu crescimento. Este que está envolvido no processo de ossificação (processo de formação do tecido ósseo), tal que acontece na destituição gradualmente da cartilagem (tecido conjuntivo resistente e flexível que recobre a superfície óssea para diminuir o atrito entre os ossos) que é substituída por tecido ósseo. Este procedimento realizado na epífise (extremidade do osso) e a diáfise (meio do osso, a qual é mantida a cartilagem, conhecida como cartilagem de crescimento).
Se fraturada, pode acometer o crescimento ósseo futuramente, pois a região é responsável pelo crescimento longitudinal do osso longo. Por sua vez afetado pode causar deformidade e encurtamento o membro. Em alguns casos ocorre o desprendimento de partes da cartilagem, tal que os pedaços migram para as articulações, acarretando nas dores e no "bloqueio" de alguns movimentos como: flexão e extensão que estão relacionados a amplitude de movimento.
Aplicação didática: Esse conteúdo pode ser aplicado no ensino superior (especificamente para áreas da saúde, como educação física, fisioterapia entre outros.) Durante aulas de osteologia, tratando do processo de ossificação e falando da importância que a cartilagem de crescimento tem no indivíduo.

Disponível em: <http://www.pessemdor.com.br/dores/diagnostico-de-dores/osteocondrite/>. Acesso em: 16 mai. 2018.
Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2013/12/osteocondrite-o-que-e-essa-dor-que-acontece-nas-articulacoes.html>. Acesso em: 16 mai. 2018.



2 comentários:

  1. 1_EDFIS_LIC_NB_Niquison_Moreira
    Comentário:Achei a postagem interessante e acredito que com algumas adaptações o conteúdo pode ser aplicado para alunos do ensino médio, fazendo assim com que algumas duvidas que pairam sob suas cabeças sejam sanadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Niquison! O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir