quarta-feira, 23 de maio de 2018

(1_EDFIS_LIC_NB_MURILO_DE_BONA_CALLEGARI) JOELHO X SURF


Nosso corpo é uma excelente máquina que nos propicia fazer os mais diversos tipos de movimentos,  esses só são possíveis devido ao trabalho das articulações e dos ligamentos. Alguns deles sofrem muita pressão no dia a dia, é o caso das articulações do joelho. Se nas atividades normais do dia a dia já são super requisitadas, imaginemos atletas de alto nível de todos os esportes, a sobrecarga nas articulações é muito maior a fim de obter melhor desempenho.
Observe abaixo, a anatomia do joelho:

Em maio de 2017 o surfista brasileiro Gabriel Medina, sofreu uma lesão no ligamento colateral medial do joelho direito, na Austrália, durante a etapa do circuito mundial de surf.
As lesões nesse caso geralmente ocorrem pelo uso excessivo dos ligamentos acessórios ou pelo impacto exagerado em algumas manobras, vale salientar que uma boa preparação, um bom fortalecimento e uma boa consciência corporal ajudam a prevenir lesões desse tipo.

APLICAÇÃO DIDÁTICA:
Ao entrar no tema sobre articulações, buscaria despertar o interesse dos alunos com uma notícia (link: https://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/mundial-de-surfe/noticia/medina-trata-lesao-no-ligamento-do-joelho-direito-para-estar-pronto-para-a-etapa-em-saquarema.ghtmlsobre o campeão mundial de surf de 2014, o brasileiro Gabriel Medina. Então mostraria a reportagem relacionando ao conteúdo através dos slides preparados pra aula.



2 comentários:

  1. 1_EDFIS_LIC_NB_Renan_Carlos_Martins
    Achei muito interessante o conteúdo abordado, visto que em regiões não litorâneas o Surf acaba por não ser tão popular e problemas como esse podem até mesmo ser desconhecidos, eu mesmo não imaginava que o surf estava entre os esportes que utilizam tanto os ligamentos e que há esse grande impacto em suas manobras, contudo, nas cidades e regiões onde a prática é mais comum, os casos tendem a ser mais frequentes, aí então a necessidade do trabalho do profissional, ao expor e alertar para os cuidados com as articulações e, especialmente, os ligamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir