quinta-feira, 24 de maio de 2018

(1_EDFIS_LIC_NA_Luís_Henrique_Gonçalves) COMO OS OSSOS SE FORMAM

O processo de formação dos ossos se inicia nas primeiras semanas de vida, já no útero das mães porém só se concluirá o processo de formação ao fim da adolescência onde o fim da puberdade determina o tamanho definitivo do indivíduo. 

Ao início os ossos são formados apenas por cartilagem, que é um tecido muito mais flexível e elástico que não apresenta minerais na sua constituição. Ao longo do crescimento essa cartilagem vai sendo substituída por osso através da ossificação, a ossificação é um processo lento.


Disponível em: <http://slideplayer.com.br/slide/3329530/>. Acesso em: 23 mai. 2018.

A primeira fase da ossificação consiste em um molde cartilagíneo de cada osso além de seu revestimento que é muito mais resistente, denominado pericôndrio. A partir deste revestimento, existem células cartilagíneas ativas, denominadas condroblastos, que ao ocuparem o interior da substância produzem uma substância amorfa, sobre a qual os elementos minerais irão ser depositados. A última fase ocorre a partir da morte dos condroblastos já maduros, ou condrócitos, mais precisamente depois de estes ficarem presos no meio de uma massa que não lhes permite a sua nutrição. É assim que as células ósseas ativas, os osteoblastos, penetram através do revestimento exterior para o seu interior, com o objetivo de constituírem centros de ossificação a partir dos quais o osso vai sendo formado. Na infância que os ossos vão começar a crescer em espessura e em comprimento até atingir a sua forma definitiva. Porem o processo de ossificação só se completa quando toda a cartilagem for substituir por osso 

Os ossos são formados por uma substância viva e costumam se renovar constantemente ao longo da vida do indivíduo.

A renovação se dá devido a uma ação sequencial de diferentes células ósseas responsáveis pela formação de novos ossos destruindo ossos envelhecidos, deixando pequenos setores “ocos”, em seguida esses ocos serão ocupados pelos osteoblastos que vão produzir um novo osso. Em jovens esse ciclo de renovação leva cerca de 120 dias onde a reabsorção e a neoformação óssea são equiparáveis. Com o decorrer do tempo, esses ciclos vão-se tornando mais longos e a destruição de ossos velhos é superior à formação de ossos novos, um fato que explica a diminuição da densidade óssea e a maior fragilidade dos ossos dos idosos.

Aplicação didática: começaria a aula falando da importância de manter uma boa postura do corpo para auxiliar no desenvolvimento dos ossos, em seguida com o auxílio de vídeos e imagens explicaria com detalhes como os ossos do corpo humano se formam, a partir dos primeiros meses de vida.


Disponível em: <https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio19.php>. Acesso em: 23 mai. 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário