segunda-feira, 12 de novembro de 2018

(1_EDFIS_LIC_NB_Renan_De_Mello)OS PROCESSOS QUE OCORREM DURANTE A DIGESTÃO NO CORPO HUMANO

O processo digestivo segue uma sequência passando pela boca, esôfago, estômago e intestinos. Para a digestão dos alimentos, é necessário também, a participação de órgãos anexos como por exemplo, o fígado e o pâncreas, que produzem enzimas que quebram o alimento mastigado em partes menores.



Primeiramente, a comida deve ser bem mastigada na boca, para facilitar o processo, pois a saliva tem amilase, enzimas que digerem amidos. Na sequência o alimento é conduzido até o estômago por um órgão chamado de esôfago, esse órgão tem como objetivo apenas conduzir o alimento até o estômago. O esôfago se contrai e relaxa para empurrar o bolo alimentar, e esses movimentos são chamados de peristálticos. 

Ao chegar ao estômago, para que o alimento entre, é preciso que o esfíncter inferior seja aberto. Portanto, no restante do tempo ele permanece fechado, para que dores como queimaduras sejam evitadas. 

Em seguida, o bolo entra em contato com o suco gástrico, que é constituído por ácido clorídrico, enzimas e muco. E apresentam como principais enzimas, a pepsina e a lipase. São as contrações do estômago que misturam o bolo de alimento com o suco gástrico. 

Uma das funções do fígado é produzir a bílis, uma substância que ajuda a digerir gorduras. E do pâncreas vem o suco pancreático. No estômago há o piloro, uma válvula que libera o bolo alimentar pouco a pouco para o duodeno, região do intestino delgado. 

É no jejuno que o alimento começa a ser absorvido. Nesta etapa há liberação de líquido, para facilitar a absorção de nutrientes. O intestino delgado apresenta vilosidades, que contém as microvilosidades, região onde ocorre a absorção de nutrientes. Em seguida o alimento chega até o íleo, que apresenta bactérias para contribuir na reabsorção dos sais biliares. Ao chegar no intestino grosso ocorre uma grande reabsorção de líquidos. E as fezes é o produto final, que é descartado pelo ânus, pois já ocorreu a absorção de nutrientes. Essas etapas acontecem em tempos determinados, de acordo com o tipo de alimento consumido, porque uns alimentos são digeridos mais rápidos que outros.


Disponível em: <https://slideplayer.com.br/slide/294508/>. Acesso em: 07 Nov. 2018. 

Aplicação Didática: Em uma aula teórica sobre sistema digestório, o professor de Educação Física poderá explicar aos seus alunos a importância de se alimentar antes de praticar exercícios físicos, porém o aluno não pode realizar atividades físicas sem que o alimento seja digerido. O professor deve apresentar em sua aula teórica o tempo de digestão dos alimentos. Esse profissional pode também auxiliar em quais alimentos consumir antes das aulas práticas, para que os alunos não tenham desconfortos durante a aula. É importante que o professor conheça as condições socioeconômicas de seus alunos, para saber se os mesmos terão capacidades de realizar as atividades práticas. 


2 comentários:

  1. 1_EDFIS_NB_GUSTAVO_DE_MENDONÇA_D´AQUINO
    Excelente trabalho Renan,explicando as fases e funções do processo digestivo desde a ingestão do alimento até o produto final que é descartado,parabéns.

    ResponderExcluir
  2. 1_EDFIS_LIC_NB_JULIANO_CÉZAR_DO_NASCIMENTO
    Muito importante sua abordagem sobre os processos, pois quando pensamos em sistema digestório ou digestivo, imaginamos praticamente só estomago e intestino, e passamos despercebidos que é um processo muito mais amplo e detalhista. E pode ser usado não só pelo professor de Educação Física, mais também por outras áreas como medicina, nutrição entre outros. Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir