A frequência Cardíaca é a quantia de vezes que o coração bate por minuto. Ela pode ser mensurada com a utilização de aparelhos especializados ou através de técnicas manuais: com os dedos indicador e médio encontrar a pulsação radial ou do pescoço em um período de tempo (um minuto/ 30 segundos x2/ 15 segundos x 4/ 10 segundos x 6, etc) relativo a um minuto e contar as pulsações. O tempo ideal para verificação é de 10 a 30 segundos, em um período menor de tempo, maior são as chances de erro, em um período maior, a frequência tende a diminuir.
No link abaixo, encontra-se um vídeo com os procedimentos para a verificação da frequência cardíaca de forma manual:
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=GOlYaE3-7yY>. Acesso em: 02 out. 2018.
A quantidade máxima que o coração pode bater por minuto representa a Frequência Cardíaca Máxima, calculada com as seguintes fórmulas:
Homens: 220 – idade Mulheres: 226 – idade
Ela varia de pessoa pra pessoa, devido à influência da qualidade de vida e/ou à hereditariedade e é um indicativo da intensidade da atividade física.
Disponível em: <http://gravidezinforma.blogspot.com/2010/07/voce-sabe-qual-sua-frequencia-cardiaca.html. Acesso em: 02 out. 2018.
Aplicação Didática: Por ser um indicador da intensidade do
exercício, verificar a frequência cardíaca em uma aula pode indicar se as
atividades estão condizentes com o objetivo da mesma e a capacidade dos alunos.
Disponível em: https://www.newfeel.com.br/conselhos/em-que-consiste-frequencia-cardiaca-maxima-fcm-a_13218.
Acesso em: 02 out. 2018.
Ótimo material apresentado, independente da forma utilizada é muito importante ter consciência de que acompanhar a sua Frequência Cardíaca não serve só para cuidar da saúde do seu coração, mas isso também pode potencializar a busca por algum resultado específico durante suas atividades.
ResponderExcluir