Disponível em: <https://www.laringomalacia.org/2017/08/>. Acesso em 03 set. 2018.
Laringomalácia significa “laringe mole”, é uma alteração congênita da laringe onde ocorre a falta de maturidade das estruturas que constituem a laringe. Dessa forma acaba resultando em um movimento inadequado das suas estruturas ao respirar.
Geralmente é percebido quando recém-nascido, o principal sintoma é um ruído agudo, o “estriador” respiratório intermitente e acaba sendo percebido quando a criança chora, se alimenta ou quando se deita de barriga para cima, e a tendência é só aumentar nos primeiros meses de vida.
É um distúrbio benigno, onde na maioria dos casos é tratado com o tempo, onde os sintomas vão desaparecendo conforme a criança vai crescendo. Existem alguns casos raros e severos onde a criança pode apresentar dispneia, apneia do sono e engasgamento ao se alimentar, nesses casos é necessário realizar cirurgia para correção da cartilagem da laringe, desaparecendo os sintomas.
Aplicação Didática: esse tema pode ser abordado em uma aula com alunos do ensino médio e acadêmicos da área da saúde quando for trabalhado o sistema respiratório, desse modo informando doenças como esta que podem ser observadas ao respirar.
Disponível em: < https://guiadagravida.com/o-que-e-a-laringomalacia-infantil/>. Acesso em 03 set. 2018.
1_EDFIS_LIC_NB_Mateus_Vilas_Boas
ResponderExcluirExcelente trabalho Maria Eduarda, muito bem estruturado e de um ótimo entendimento, gostei muito, parábens!!!!
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir