quarta-feira, 10 de outubro de 2018

(1_EDFIS_LIC_NA_Renan_Ressai_Baskoski) DIFERENÇAS E CURIOSIDADES SOBRE ARTÉRIAS E VEIAS

Muitas pessoas confundem ou não tem o conhecimento necessário para distinguir os nossos vasos sanguíneos, e por mais simples que pareça isso é um assunto muito curioso. Vamos tratar aqui das diferenças básicas para um melhor entendimento.
As artérias são as responsáveis por carregar o sangue com oxigênio vindo do coração para os tecidos e possuem uma camada muscular mais grossa que as veias para aguentar a pressão sanguínea.
As veias por sua vez, após a troca gasosa carregam o sangue contendo gás carbônico dos tecidos para o coração e não precisam ter uma parede muscular tão grossa como as artérias, pois a pressão sanguínea que circula dentro das mesmas é um tanto quanto baixa, contendo até mesmo válvulas que impedem o refluxo.
Além desses dois (artérias e veias) temos também os vasos capilares, que são vasos sanguíneos minúsculos com a espessura de fios de cabelo, eles são os responsáveis pelas trocas gasosas em nosso corpo.
os-vasos-sanguineos-podem-ser-divididos-em-tres-tipos-arterias-veias-capilares-592eb2cc8eaa1.jpg
VOCÊ SABIA?

  • Se formarmos uma linha juntando artérias, veias e capilares existentes em nosso corpo teremos um total de 160.000 km, isso é o suficiente para dar a volta ao mundo quatro vezes.
  • O cérebro é responsável por regular a pressão arterial e tem prioridade nas quantidades de oxigênio para que haja um bom funcionamento, quando há uma queda nessa pressão e por consequência diminui os níveis de oxigênio, o cérebro fará com que o corpo reduza as atividades, isso é chamado de desmaio.
  • A artéria femoral (segunda maior artéria do nosso corpo, atrás apenas da aorta) localizada na coxa é o principal responsável por irrigar os membros inferiores e pelo fato de carregar muito sangue a sua ruptura pode causar a morte.
  • As artérias coronárias podem vir a entupir por excesso de gordura, bloqueando o fluxo sanguíneo, isso pode resultar em um infarto, uma das saídas para isso é retirar um trecho da veia chamada safena encontrada nas pernas, esse trecho não fará falta, outras veias podem cumprir sua função. Na operação um pedaço da safena é costurada na artéria aorta e na coronária formando uma ponte sobre a parte obstruída da coronária, essa é a chamada ponte de safena.
safena-2.jpg
APLICAÇÃO DIDÁTICA:
O assunto é de grande interesse, pode ser trabalhado em pouco tempo de aula. Como são fatos curiosos desperta a atenção fazendo com que os estudantes interliguem com o conteúdo apresentado sobre sistema circulatório.

REFERÊNCIAS:
Disponível em: <https://super.abril.com.br/saude/veias-e-arterias-circular-e-preciso/>. Acesso em: 04 out. 2018.

3 comentários:

  1. EDFIS_LIC_1NA_Alexandre_Santos
    Bom trabalho
    Assunto de extrema importância,vale ressaltar o cuidado com as veias e artérias pois a obstrução desses vasos sanguíneos pode levar a doenças crônicas ou até a morte

    ResponderExcluir
  2. EDFIS_LIC_1NB_Gustavo_Mendonça_D´Aquino
    Ótimo trabalho,abordando um assunto que ainda causa muitas dúvidas nas pessoas,importante ressaltar os cuidados que devem ser tomados com as veias e arterias,parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Excelente trabalho!
    Trabalho bem explicativo mostrando a diferentes curiosidades de veia e arteria. Muitas vezes as pessoas pensam que veia e arteria são às mesma. Assunto bem abordado para as aulas.

    ResponderExcluir