domingo, 20 de maio de 2018

(1_EDFIS_LIC_NB_Renan_Carlos_Martins) OBESIDADE VS. ARTICULAÇÕES: IMPACTO E EXERCÍCIOS


Grande parte dos problemas de saúde, enfrentados pela população brasileira, estão ligados ao excesso de peso. Essa condição, além de afetar o sistema cardiovascular, digestório e respiratório, provoca grande impacto nas articulações.


Para realização de atividades e práticas esportivas, é fundamental uma reeducação alimentar assim como um plano de tratamento para redução de peso e manutenção da qualidade de vida, pois em uma simples caminhada existe uma sobrecarga de 1,5 vezes o peso corporal, numa corrida, a sobrecarga é de 2,3 vezes. Dessa forma, ao correr, uma pessoa de 100 kg recebe sobrecarga de 230 kg (peso x 2,3). 


O Joelho é uma articulação complexa que é composta por vários ligamentos, tendões, cartilagens e músculos. Com a obesidade, o joelho fica sobrecarregado em diversos aspectos. O excesso de peso faz com que a sobrecarga no joelho seja maior devido a impacto que ocasiona.
O peso elevado acontece constantemente com sua composição corporal constituída de excesso de gordura e pouca massa magra (musculatura). Quando se possui pouca musculatura para estabilizar os joelhos você exige muito mais dos outros componentes que compõem a articulação
.
Richardson Siqueira



Algumas atividades indicadas:
Por apresentar baixo impacto nas articulações, algumas atividades são indicadas para pessoas com algum sobrepeso ou obesidade, entre elas:
1. Musculação: Os exercícios musculares são excelentes para o fortalecimento dos músculos e articulações, fator principal para preparar o seu corpo para exercícios com mais impacto, como a corrida.
2. Natação: De modo geral, joelhos, quadril e coluna são as articulações mais acometidas. Diante disso, a melhor opção para ficar livre desses incômodos é a natação ou hidroginástica.
3. Bicicleta (Ciclismo): As articulações ficam mais protegidas em cima de uma bike. Vale a dica de fortalecer o abdome para não sentir dores na lombar ao pedalar longas distâncias.
4. Caminhada no mar: Caminhar no mar com a água na altura dos joelhos diminui significantemente o impacto sob as articulações, além de obtermos bastante esforço dos músculos.

Aplicação Didática: Sabendo da interferência com relação ao peso dos praticantes em uma atividade física, sobretudo nas articulações, o estudo serve tanto para uma escolha criteriosa, por parte do profissional de educação física, das atividades a serem desenvolvidas, levando em conta as características de todos os seus alunos e suas capacidades, quanto para uma conscientização dos educandos sobre cuidados com a manutenção do peso adequado, a função das articulações, bem como a importância de protegê-las. Podendo a aula ser desenvolvida através da explanação descritiva e com práticas de exercícios que evidenciem o tema.


4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. 1_EDFIS_LIC_NB_Nicolly_Schwab_da_Silva
    Cada vez me surpreendo mais ao descobrir como nosso corpo é maravilhoso!
    Não imaginava que atividades como o caminhar e o correr, tão comuns ao cotidiano, geravam essa grande sobrecarga nas articulações.
    Além do que percebo agora, com esse trabalho, a importância de se manter um cuidado com as articulações e a obesidade, já que quanto maior a massa corporal, maior o impacto sobre as articulações e consequentemente maior risco de lesões.
    Bem interessante!

    ResponderExcluir
  3. 1_EDFIS_LIC_NB_MURILO_DE_BONA_CALLEGARI
    Muito interessante sabermos que além dos problemas de pressão, cardiovasculares e respiratórios a obesidade contribui de forma muito negativa para as articulações e postura.
    Ótimo material, impressionante saber como nosso corpo é resistente, mesmo sofrendo inúmeras sobrecargas e impactos.
    Excelente aplicação didática que mostra exemplos de atividades de baixo impacto articular, as quais devem ser usadas em indivíduos obesos.

    ResponderExcluir
  4. 1_EDFIS_LIC_NA_Luis_Gustavo_Wendler
    Ótimo material, muito interessante saber como a obesidade pode afetar as demais funções do nosso corpo e ter conhecimento das atividades físicas que podem nos auxiliar.

    ResponderExcluir