quarta-feira, 23 de maio de 2018

(1_EDFIS_LIC_NA_OTAVIO_AUGUSTO_CORREA_PEREIRA) ENTENDENDO UM POUCO MAIS SOBRE CARTILAGEM ARTICULAR.

Quando falamos ou pensamos em movimento, muitas vezes não nos damos conta da quantidade de estruturas envolvidas para realizarmos esse processo de maneira harmoniosa.

Na parte da articulação uma estrutura importantíssima é a cartilagem articular.

A cartilagem articular é composta de um tecido conjuntivo denso, formado por células denominadas condrócitos, essas células tem por objetivo fabricar todas as substâncias necessárias para uma boa cartilagem articular. Esses condrócitos sintetizam colágeno que é responsável por reter as demais substâncias presente na cartilagem. Ela é bem flexível e resistente, e reveste a extremidade de dois ossos justapostos que possuem grau de movimentação entre eles.

A função básica da cartilagem articular é de diminuir o atrito, impacto, sobre esses ossos que estão justapostos. Quando uma pessoa executa algum tipo de movimento, ela funciona como mecanismo de absorção de choque. Acontece quando é submetido à forças de pressões, no caso de quadril, joelho, tornozelo. Ou de tração, no caso de membros superiores. Um exemplo é no caso do joelho, onde a cartilagem, cobre e molda o fêmur, a tíbia e a patela, permitindo que os ossos possam deslizar um sobre o outro, reduzindo o atrito, e evitando algum tipo de bloqueamento de movimento. Outras estruturas também auxiliam nesse processo de reduzir o impacto das articulações, são elas: O líquido sinovial que lubrifica as articulações. E os ligamentos, que ajudam as articulações a se manterem unidas e estáveis.


Disponível em: < http://www.atlasdocorpohumano.com/p/imagem/cartilagem-articular  >. Acesso em: 22 mai. 2018.

Aplicação didática: Esse conteúdo poderia ser abordado em sala de aula, quando o assunto proposto fosse sobre articulações ou sobre cartilagem, pois, esse tema, cartilagem articular, faz parte do estudo desses dois tipos de assunto.


Disponível em: <  https://www.lerdort.com.br/editorial/98/conceitos-gerais/o-que-e-movimento >. Acesso em: 22 mai. 2018.

Disponível em: < http://jmonline.com.br/novo/?noticias,22,ARTICULISTAS,49633 >. Acesso em: 22 mai. 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário