terça-feira, 15 de maio de 2018

(1_EDFIS_LIC_NA_MARIANA_FLÜGEL) ESPORTE COM SUPERVISÃO




Não sendo algo comum a ocorrência de lesões infantis na coluna, crianças com menos de dez anos apresentam casos que resultam da compressão ou atividades esportivas como a ginástica, lutas, natação ou até mesmo em brincadeiras do cotidiano.

Inicialmente deve-se ter conhecimento que a coluna vertebral é composta por 33 vértebras que são divididas em:

·         Cervicais (C1, C2, C3, C4, C5, C6 e C7);
·         Torácicas (T1 até T12);
·         Lombares (L1, L2, L3, L4 e L5);
·         Sacrais (S1, S2, S3, S4 e S5);
·         Coccígeas (Co1, Co2, Co3 e Co4).

Entre as vértebras encontra-se a presença de cartilagens que são responsáveis por maior movimentação da coluna, diminuir impacto e pressão e garantir a aderência entre as vértebras. Existe também a presença de um canal onde passa a medula espinal, a qual faz parte do sistema nervoso e é responsável pela conexão entre o sistema nervoso e o corpo.

Em exercícios físicos onde há grande carga de impacto e de extensão do arco de flexibilidade, quando feitos sem aquecimento e alongamento dos grupos musculares podem gerar contusões. No caso das lesões infantis, mais comumente na região cervical e torácica mas podendo acontecer também na lombar, quando ocorridas podem causar:

·         Dorsalgia (dores na região torácica por alterações posturais de atividades cotidianas);
·         Espondilólise (lesão óssea causada por exercícios com hiperextensão lombar que pode levar ao deslize de uma vertebra sobre outra);
·         Lesões ou ruptura dos tecidos moles, vasos sanguíneos e estruturas nervosas;
·          Perda de movimento (para ou tetraplegia);

·         Instabilidade e dor para realização de determinados movimentos.

Para o tratamento de lesões dessa natureza faz-se necessário, primeiramente a identificação por um profissional de qual região foi afetada mediante a um raio x, posteriormente a imobilização, estabilização e em alguns casos intervenção cirúrgica.

Aplicação didática: Inserir nas aulas aquecimentos, alongamentos e supervisão durante atividades físicas ou até mesmo brincadeiras de maior risco ao corpo. À partir do ensino médio e superior, expor de maneira didática as consequências em relação à falta dessas práticas.

10 comentários:

  1. (1_EDFIS_LIC_NA_Samuel_Ferreira)
    otima publicação, pois com ela mostramos aos nossos alunos que uma má postura pode nos trazer muitos problemas e, com isso, ficaremos mais atentos para corrigir nossa postura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é uma excelente publicação, pois é sempre importante ressaltar a importância de se manter uma boa postura.
      O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  2. 1_EDFIS_LIC_NB_Nathalia_Antunes
    É de extrema importância que nas aulas de educação física haja um bom profissional onde trabalhe alongamentos e aquecimentos para proporcionar uma melhor atividade para seus alunos, e a cima de tudo supervisão como foi o tema central do texto.
    Parabéns pelo material, será uma ótima professora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato é muito importante que sempre haja a presença de um profissional capacitado para que a atividade física ocorra de maneira tranquila, sem riscos a saúde e ao bem estar dos alunos.
      O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  3. 1_EDFIS_LIC_NA_Gabriel_Freitas
    Excelente trabalho, por isso que em todas as atividades físicas devemos tomar cuidado fazendo aquecimento, parte principal e relaxamento, pois qualquer movimento pode causar uma lesão grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, é muito importante tomar cuidado durante a realização de qualquer atividade física, pois assim evitam-se problemas que podem vir a ocorrer posteriormente.
      O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  4. 1_EDFIS_LIC_NA_Alexandre_Santos
    É importante ressaltar o cuidado com a coluna, principalmente na fase de crescimento onde algumas lesões e deformidades podem ser corrigidas. Parabéns pelo Trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  5. 1_EDFIS_LIC_NA_ADMILSON_AGUIAR
    Nós como futuros educadores temos que ter o cuidado antes, durante e depois das aulas, pois dependendo da idade do aluno, é possível que tentará reproduzir os movimentos. O aquecimento e alongamento sempre corrigindo a postura e o movimento são essenciais.

    ResponderExcluir