quarta-feira, 16 de maio de 2018

(1_EDFIS_LIC_NA_EMMANUEL_NUNES) ROTURA COMPLETA E PROCEDIMENTO CIRÚRGICO DE LCA – LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR.





  Dentre as várias articulações presentes em nosso corpo, a articulação do joelho é uma das mais complexas, se não a mais complexa de todas. Para realizar todas as atividades cotidianas, práticas esportivas e diversas outras, nosso joelho é submetido a grande força e pressão e, em razão disso possui diversas estruturas para auxiliar todos os movimentos realizados e gerar uma estabilidade articular. Dentre as estruturas encontramos ligamentos e meniscos, além da cartilagem.
  O presente documento tem como foco o ligamento cruzado anterior, sua lesão completa e procedimentos cirúrgicos para reconstrução do mesmo. O LCA é um ligamento localizado no interior da articulação do joelho e tem como função principal gerar estabilidade, é o ligamento que liga o osso da coxa (fêmur) ao osso da perna (tíbia). Essa estrutura evita uma possível rotação excessiva da articulação e um possível deslocamento anormal da tíbia em relação ao fêmur.  
  Sua lesão é algo comum na prática de exercícios físicos e até mesmo em atividades do dia-a-dia e acontece principalmente em esportes quem envolvem movimentos de rotação e mudança de direção como futebol, basquete, tênis e diversos outros. A ruptura total dessa estrutura geralmente ocorre quando o indivíduo sofre uma entorse do joelho, ou seja, a articulação é submetida a uma rotação excessiva em relação a que pode executar. Outra maneira de o indivíduo se lesionar é através de uma hiperextensão do joelho, muito comum após um salto em que a queda é mal executada.
  Quando é constatada uma ruptura total desse ligamento seu procedimento de reconstrução é realizado através de uma artroscopia, o qual utiliza-se uma câmera para auxiliar na visão interna do joelho e permite a realização da cirurgia através de pequenos cortes, o que é um grande avanço, pois antigamente eram realizados grandes cortes por todo joelho, o que resultavam em grandes cicatrizes e uma recuperação mais lenta. Com o auxílio da câmera o médico especialista opta por substituir o ligamento rompido por um enxerto, na maioria das vezes do próprio paciente. O enxerto geralmente são tendões como os tendões dos músculos flexores ou o tendão ou ligamento patelar.
  Utilizando instrumentos especiais o médico confecciona dois túneis nos ossos que serão os lugares onde o novo ligamento será fixado na articulação.
  O tempo de recuperação desse procedimento cirúrgico leva de seis meses a um ano, onde nos primeiros 30 dias o paciente deve utilizar muletas para auxiliar na locomoção e forçar a articulação menos possível. Para obter sucesso total na recuperação são necessárias sessões de fisioterapia e exercícios para fortalecimento de musculatura, pois em decorrência da cirurgia os músculos tendem a enfraquecer. 
  Na tentativa de revolucionar a reconstrução desse ligamento, cientistas do Hospital de crianças de Boston nos Estados Unidos estudam uma possível alternativa para acelerar e facilitar esse procedimento. Essa alternativa consiste em inserir uma esponja proteica no lugar do ligamento rompido, e então injeta-se na espuma sangue do próprio paciente na tentativa de formar um coágulo, a partir  disso as partes lesionadas do ligamento se reconstituiriam dentro da esponja e cicatrizariam por conta própria. Estima-se que dentro da esponja, os ligamentos seriam reparados em um período de 6 a 8 semanas, tempo muito menor do que a técnica atual. 

Aplicação didática: Esse documento pode ser utilizado para estudos no ensino superior nas áreas de Educação Física, Fisioterapia e Medicina. Visando um entendimento sobre o tema, desenvolvendo exercícios para fortalecer a articulação do joelho e os músculos que auxiliam sua movimentação.



4 comentários:

  1. (1_EDFS_LIC_NA_GUILHERME_HABINOSKI) É uma ótima noticia esse avanço na medicina, na parte da cirurgia do ligamento cruzado anterior.Pois quem sofreu a lesão ira recuperar em um menor espaço de tempo, e então poderá voltar a fazer esportes novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Possibilitará um breve retorno, mas dessa vez tomando mais cuidado na prática de esportes! O blog Anatomia em Foco agradece agradece sua contribuição.

      Excluir
  2. 1_EDFIS_LIC_NB_MATEUS_VILAS_BOAS
    Uau, estou impressionado com esse grande passo na medicina, irá ajudar muito na recuperação dos atletas.Ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente. O blog Anatomia em Foco agradece agradece sua contribuição.

      Excluir