sábado, 26 de maio de 2018

(1_EDFIS_LIC_NB_EMANOEL_CARNEIRO_MACHADO) VOCÊ SABIA QUE SEUS OSSOS SÃO ALTERADOS DURANTE TODA A VIDA?

Fig.1

 Disponível em: <https://www.megacurioso.com.br/corpo-humano/99710-7-fatos-incriveis-sobre-o-esqueleto-humano.htm>. Acesso em: 20 mai. 2018.


A incansável alteração Óssea

Estas alterações ósseas podem ser entendidas como uma sucessão contínua de reabsorção e formação dos ossos no organismo através de células do tecido ósseo os osteoclastos e os osteoblastos. Isso ocorre pelo fato dos ossos estarem em processo de formação (nas crianças), serem gastos ou sofrerem microfraturas necessitando assim de uma reestruturação dos mesmos.
As células responsáveis pela reabsorção e remodelamento dos ossos são os osteoclastos. Na etapa de remodelamento os osteoclastos basicamente tiram um osso de um lugar e colocam em outro. Como no exemplo do ossos alveolares no crescimento e desenvolvimento dos dentes.
A reabsorção acontece quando um osteoclasto entra em contato com o osso e o dissolve por meio de enzimas retirando minerais dele, formando cavidades ou lacunas. Neste processo de corrosão os produtos degradados são liberados pelo organismo através da urina.
Após isso os osteoblastos, células responsáveis pela formação e criação da matriz óssea, entram em contato com estas cavidades deixadas pelos osteoclastos, sintetizando colágeno e proteínas formando uma matriz que é depositada na falha do osso em formação (osteoide), do osso remodelado ou de um osso recuperado após uma fratura. Com o tempo esta matriz entrará em um processo de mineralização, finalizando o processo.
Fig. 2
Disponível em: <http://faarmacia.blogspot.com.br/2013/04/crescimento-nos-ossos-longos.html>. Acesso em: 20 mai. 2018.
Fig.3 
 Disponível em: <https://www.google.com.br/search?q=a%C3%A7%C3%A3o+osteoclastos+e+osteoblastos&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjgheHohJXbAhXFxpAKHWmIAJEQ_AUICigB&biw=1366&bih=637#imgrc=NHGmKmi81rstXM:>. Acesso em: 20 mai. 2018.

Aplicação didática: Este conteúdo pode ser aplicado no ensino superior, nas aulas de osteologia e também para alunos do ensino fundamental e médio, com o emprego de conteúdo do sistema esquelético, apresentando as figuras 1, 4 e 5 indagando aos alunos sobre o que eles acham a respeito delas, em seguida explicaria a eles o porquê de usar estas imagens.
Fig. 4
Disponível em: < https://catracalivre.com.br/geral/educacao-3/indicacao/designer-cria-infograficos-para-ensinar-anatomia-a-criancas/>. Acesso em: 20 mai. 2018.

Fig. 4
Disponível em: < https://www.google.com.br/search?q=sistema+esquel%C3%A9tico+para+crian%C3%A7as&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj1gZDQgZXbAhVDG5AKHXeOAhEQ_AUICigB&biw=1366&bih=588#imgrc=vV2GofRF3jAQiM>. Acesso em: 20 mai. 2018.

O uso da figura 1 é uma forma de cativar os alunos para o assunto do sistema esquelético, por exibir um personagem famoso (Mickey), porém com uma forma diferenciada do convencional. Na figura 4 há uma expressão de movimento, o que chama a atenção dos alunos para as aulas de Educação Física e a necessidade de se exercitar e “mexer os ossos do corpo”.

Após isso faria exercícios sobre o assunto específico, avaliando o grau de conhecimento dos mesmos sobre a temática. Acredito que o uso destas imagens como recurso em aula surpreenderia mais os jovens e crianças “trazendo-os” para o conteúdo, por demonstrar imagens que fogem um pouco dos livros didáticos e do cotidiano escolar, propiciando mais interesse e motivação dos mesmos para o tema.

Referências:
Disponível em: <https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/35171>. Acesso em: 20 mai. 2018.
Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/71966>. Acesso em: 20 mai. 2018.
Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/abem/v46n1/a10v46n1>. Acesso em: 20 mai. 2018.
 Disponível em: <https://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/sustentacao2.php>. Acesso em: 20 mai. 2018.




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