Fig.1
Disponível
em: <https://www.megacurioso.com.br/corpo-humano/99710-7-fatos-incriveis-sobre-o-esqueleto-humano.htm>.
Acesso em: 20 mai. 2018.
A incansável alteração Óssea
Estas alterações ósseas podem ser entendidas como uma sucessão
contínua de reabsorção e formação dos ossos no organismo através de células do
tecido ósseo os osteoclastos e os osteoblastos. Isso ocorre pelo
fato dos ossos estarem em processo de formação (nas crianças), serem gastos ou
sofrerem microfraturas necessitando assim de uma reestruturação dos mesmos.
As células responsáveis pela reabsorção e remodelamento dos ossos
são os osteoclastos. Na etapa de remodelamento os osteoclastos
basicamente tiram um osso de um lugar e colocam em outro. Como no exemplo do
ossos alveolares no crescimento e desenvolvimento dos dentes.
A reabsorção acontece quando um osteoclasto entra em contato com o
osso e o dissolve por meio de enzimas retirando minerais dele, formando cavidades
ou lacunas. Neste processo de corrosão os produtos degradados são liberados
pelo organismo através da urina.
Após isso os osteoblastos, células responsáveis pela
formação e criação da matriz óssea, entram em contato com estas cavidades
deixadas pelos osteoclastos, sintetizando colágeno e proteínas formando uma
matriz que é depositada na falha do osso em formação (osteoide), do osso
remodelado ou de um osso recuperado após uma fratura. Com o tempo esta matriz
entrará em um processo de mineralização, finalizando o processo.
Fig. 2
Disponível em: <http://faarmacia.blogspot.com.br/2013/04/crescimento-nos-ossos-longos.html>.
Acesso em: 20 mai. 2018.
Fig.3
Disponível
em: <https://www.google.com.br/search?q=a%C3%A7%C3%A3o+osteoclastos+e+osteoblastos&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjgheHohJXbAhXFxpAKHWmIAJEQ_AUICigB&biw=1366&bih=637#imgrc=NHGmKmi81rstXM:>.
Acesso em: 20 mai. 2018.
Aplicação didática: Este conteúdo pode ser aplicado no ensino superior, nas aulas de
osteologia e também para alunos do ensino fundamental e médio, com o
emprego de conteúdo do sistema esquelético, apresentando as
figuras 1, 4 e 5 indagando aos alunos sobre o que eles acham a respeito delas,
em seguida explicaria a eles o porquê de usar estas imagens.
Fig. 4
Disponível em: < https://catracalivre.com.br/geral/educacao-3/indicacao/designer-cria-infograficos-para-ensinar-anatomia-a-criancas/>.
Acesso em: 20 mai. 2018.
Fig. 4
Disponível em: < https://www.google.com.br/search?q=sistema+esquel%C3%A9tico+para+crian%C3%A7as&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj1gZDQgZXbAhVDG5AKHXeOAhEQ_AUICigB&biw=1366&bih=588#imgrc=vV2GofRF3jAQiM>.
Acesso em: 20 mai. 2018.
O
uso da figura 1 é uma forma de cativar os alunos para o assunto do sistema
esquelético, por exibir um personagem famoso (Mickey), porém com uma forma
diferenciada do convencional. Na figura 4 há uma expressão de movimento, o que
chama a atenção dos alunos para as aulas de Educação Física e a necessidade de
se exercitar e “mexer os ossos do corpo”.
Após
isso faria exercícios sobre o assunto específico, avaliando o grau de
conhecimento dos mesmos sobre a temática. Acredito que o uso destas imagens
como recurso em aula surpreenderia mais os jovens e crianças “trazendo-os” para
o conteúdo, por demonstrar imagens que fogem um pouco
dos livros didáticos e do cotidiano escolar, propiciando mais interesse e
motivação dos mesmos para o tema.
Referências:
Disponível em: <https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/35171>.
Acesso em: 20 mai. 2018.
Disponível
em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/71966>. Acesso em: 20 mai.
2018.
Disponível
em: <http://www.scielo.br/pdf/abem/v46n1/a10v46n1>. Acesso em: 20 mai.
2018.
Disponível
em: <https://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/sustentacao2.php>.
Acesso em: 20 mai. 2018.
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