O sistema respiratório é constituído de vias aéreas condutoras,cavidade nasal,faringe,laringe, traqueia,brônquios,bronquíolos e alvéolos pulmonares e órgãos auxiliares que são a pleura,caixa torácica e músculos respiratórios.
O sistema respiratório fica responsável em realizar trocas gasosas entrada de O2 e saída de CO2,Possui receptores para o olfato,Vocalização,Eliminação de vapor d´água,Filtrar,Aquecer e umedecer o ar inspirado.
Entre suas funções está a troca gasosa,que vai levar oxigênio para as células.
As células utilizam oxigênio no seu metabolismo ,eliminando dióxid o de carbono,que pode gerar danos em nossa saúde,por isso ele deve ser eliminado.
E a eliminação ocorre de forma rápida,feita pelo sistema respiratório.
Problema Respiratório!
O sistema circulatório é muito útil,mas se não estiver em perfeitas condições pode acarretar uma série de complicações,porque as células vão receber menos oxigênio,vai aumentar o numero de radicais livres, fazendo com que as células envelheçam mais rápido podendo até desenvolver um câncer.
Algumas doenças respiratórias são:
- Embolia Pulmonar.
- Alergias.
- Pneumonia.
- Bronquite.
- Asma.
APLICAÇÃO DIDÁTICA:
Pode ser usada na introdução da matéria,sobre o sistema respiratório,apresentando algumas de suas funções e apresentando algumas doenças que podem se desenvolver prejudicando o sistema respiratório
Disponível em:<Manual Teórico-Prático de Anatomia Humana, de Julianne Milléo>. Acesso em: 04 de out.2018
Disponível em:<https://www.todabiologia. com/anatomia/sistema_ respiratorio.htm>.Acesso em: 04 de out.2018
Disponível em:<https://biosom.com.br/ blog/saude/10-principais- doencas-respiratorias/>.Acesso em: 04 de out.2018
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir(1_EDFIS_LIC_NB_RÔMULO_RUTHS_DE_OLIVEIRA)
ResponderExcluirÓtimo trabalho e está explicando bem de maneira rápida e de fácil compreensão, mostrando como é constituído o sistema respiratório , mostrando que ele é responsável pelas trocas gasosas e também apresentando algumas doenças que podem vir a serem desenvolvidas tendo um mal hábito.
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir