É muito comum ouvir as expressões “não entra na água se não você vai passar mal", "não pode tomar
banho depois de comer”, mas será mesmo que fará mal?
Disponível
em: https://www.google.com.br/search?rlz=1C1VFKB_enBR635BR635&tbm=isch&sa=1&ei=BxGbW8eDPYOTwgTBpLjwCA&q=comida+e+nadar&oq=comida+e+nadar&gs_l=img.3...1695.4523.0.4971.12.12.0.0.0.0.127.1105.9j3.12.0....0...1c.1.64.img..0.9.814...0j35i39k1j0i24k1j0i8i30k1j0i5i30k1.0.YPR8WmPh0aQ#imgrc=dIfqSrr2Zc5A9M>.
Acesso em 13 set. 2018.
Se não for praticar exercícios
de grandes esforços entrar na piscina após comer não faz mal e também irá
depender muito dos alimentos que foram ingeridos. Quando comemos o corpo entra
em processo de digestão onde boa parte do sangue vai para o estômago e intestino realizando uma boa digestão, caso seja realizados exercícios de grande
esforço o sangue não irá em uma quantia adequada para o estomago assim dará
maior atenção para os músculos que estão envolvidos durante a execução de
exercícios podendo passar mal.
Mas agora, que você sabe que
depende muito, não é aconselhado mesmo assim dar aquele mergulho na piscina após comer, como foi dito, depende dos alimentos ingeridos, caso seja uma alimentação muito pesada irá sim, fazer mal.
Aplicação
didática: Tema abordado desperta muito interesse pois sempre escuta-se esse tipo de expressão sobre água e comida, assim como professor é dever desmistificar levando esse conhecimento durante as aula sobre a digestão, deixando alunos e responsáveis mais informados e tranquilos sobre o assunto.
Referencias:
Disponível em: <https://www.proteste.org.br/saude-e-bem-estar/bem-estar/noticia/entrar-na-agua-depois-de-comer-faz-mal-mito-ou-verdade>.
Acesso em: 13 set. 2018.
(1_EDFIS_LIC_NB_MURILO_DE_BONA_CALLEGARI) Ótima postagem Gabriel, muito bem escolhido o tema, afinal, quem nunca ouviu que não se pode entrar na água após as refeições? A explicação ficou boa e objetiva, não gerando dúvidas quanto ao funcionamento da digestão e a explicação para a possível má digestão está bem clara também. Parabéns, esse tema aparece ou aparecerá na vida de todos, muito útil.
ResponderExcluirO blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir(1_EDFS_LIC_NA_GUILHERME_HABINOSKI) Bom assunto Gabriel, todos nós já passamos por esse momento, onde almoçamos e queríamos entrar na piscina, agora com essa explicação podemos entender o motivo de nossos pais não deixarem a gente entrar sem antes fazer a digestão.
ResponderExcluir1_EDFIS_LIC_NB_Thiago_Savio_Ingles_da_Luz
ResponderExcluirMuito interessante o material pois trata de um tema corriqueiro na sociedade. O material comprova alguns fatos e desmistifica outros, ao mesmo tempo contextualizando com a realidade do aluno. O material também pode ser usado como orientação aos alunos para sempre pesquisar sobre assuntos presente no cotidiano que poucas pessoas sabem explicar de forma convincente, como por exemplo: se a ingestão de líquido gelado agrava a dor de garganta.
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_EDFIS_LIC_NA_Tainá_Kudrik_de_Oliveira
ResponderExcluirÓtimo trabalho, um fato curioso.
Sempre nos questionávamos por não poder entrar na piscina após comer, mas acredito que mesmo podendo temos que tomar cuidado ainda mais que uma criança não fica quieta dentro da água.
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir