quinta-feira, 14 de junho de 2018

(1_EDFIS_LIC_NA_Thainá_Teixeira) A MÍMICA ANATÔMICA

A região da cabeça apresenta vários músculos, que estão divididos pela sua ação em dois grupos: músculos da mímica e da mastigação. Raiva, alegria, medo, satisfação, repugnância e várias outras emoções podem ser expressados silenciosamente pela ação de vários músculos da face. São, por esse motivo, denominados músculos da mímica. 

Alguns exemplos desses músculos são: o elevador do lábio superior, o elevador do ângulo da boca, o elevador do lábio superior e da asa do nariz, o depressor do lábio inferior e o depressor do ângulo da boca. O músculo bucinador, que reforça as bochechas, interfere no movimento de assoprar, de onde seu nome (“buzinador”); também repuxa o ângulo da boca, no riso. Dentre tantos músculos que podemos citar, veremos um em particular, o músculo risório.



Tem sua origem na Fáscia do masseter e sua inserção na Pele no ângulo da boca, sua inervação nos ramos mandibular e bucal do nervo facial e tem como ação retrair o ângulo da boca lateralmente( sorriso falso).

Aplicação didática: As expressões faciais são parte importante da comunicação do ser humano e como professores podemos brincar e trabalhar com as comunicações das emoções somente usando os músculos faciais.

3 comentários:

  1. 1_EDFIS_LIC_NA_CAROLINE_FERREIRA_DA_LUZ
    Ótimo trabalho,muito legal saber que nossas emoções acabam sendo expressadas pela nossa mímica facial.

    ResponderExcluir
  2. 1_EDFIS_LIC_NA_Daniele_Do_Rocio_Barbato
    Ótimo trabalho Thainá. Muito interessante saber que para expressarmos determinadas emoções utilizamos uma diversidade de músculos da face!

    ResponderExcluir