sexta-feira, 25 de maio de 2018

(1_EDFIS_LIC_NB_WELINGTON_EIDAM) METATARSO, UM CONJUNTO DE ÓSSOS QUE TIROU O SONO DA SELEÇÃO BRASILEIRA!


O metatarso é a região onde se localizam os ossos longos em nossos pés. Esses são nomeados de I a V dos, popularmente conhecidos, dedão ao dedo mínimo. Este fica localizada entre outras duas regiões ósseas, denominadas: Falanges, que formam a ponta dos dedos; e o tarso, região qual à antecede, formando a parte final do pé.
 Disponível em: http://dicionariosaude.com/metatarso/. Acesso em: 24 de mai. 2018. 
 Disponível em: https://www.pessemdor.com.br/o-que-e/metatarso-o-que-e/. Acesso em: 24 de mai. 2018. 

A lesão nessa região metatarsal pode ocorrer de diversas formas, como: fraturas diretas, fraturas por estresse, fratura-luxação e entorses. E, essas lesões podem ocorrer como uma determinada facilidade em esportes (não apenas) onde o contato com o chão torne o deslize do pé mais difícil, por exemplo, no futebol de campo, onde as travas da chuteira do jogador causa essa dificuldade.

Com a tão esperada Copa do Mundo se aproximando, dois atletas brasileiros acabaram que, por lesionar o V metatarso do pé direito, em partidas de futebol realizadas em seus respectivos campeonatos. Sendo eles, o Gabriel Jesus, joia brasileira, e a estrela de nosso país, Neymar Jr.
No caso do atacante da seleção, Gabriel Jesus, aconteceu no ano passado (2017) em uma jogada de ataque de seu time, onde acabou por lesionar sozinho.
E, já com o Neymar Jr., em uma partida recente, as vésperas da convocação para Copa do Mundo de 2018, o jogador acaba por torcer o seu seu pé no gramado. 


Esse tipo de lesão não é algo esporádico para atletas de Futebol de Campo.

Atletas como: Lionel Messi, David Beckham, Wayne Rooney, Manuel Neuer, já sofreram esse tipo de lesão.

SINTOMAS:
Dor no pé como todo mas acentuada na região lesionada;
Área do osso lesionado fica sensível ao toque;
Inchaço.

TRATAMENTOS:
Esses podem ser realizados de duas maneiras, de acordo com o grau de lesão e tempo na recuperação. Sendo esses:
• Cirúrgico: processo ao qual o atacante Neymar Jr. passou, onde foi implantado um pino no local fissurado. O tempo de recuperação em média é menor que um tratamento não cirúrgico.
Não Cirúrgico: é o processo que a maior parte dos atletas optam, este se baseia na imobilização do local com bota ou sapato específico, com auxílio de muletas para locomoção até a recuperação total. Porém, nesse procedimento, se não for bem tratado, pode voltar a lesionar com maior facilidade o local com a volta a execução de atividades físicas. Seu tempo de recuperação tende a ser pouco maior.

APLICAÇÃO DIDÁTICA:
Sabe-se da influência que o futebol tem e trás a população mundial e, especialmente, a brasileira. A abordagem da temática junto a exemplificação do ocorrido a atletas da amarelinha, torna-se uma ótima associação para a memorização e aprendizado dos alunos quando estudado o conteúdo a qual contempla os ossos do pé, ou seja, ossos do membros inferiores, sendo estes da região metatarsal, sabendo seu nome, função, etc. Pois vale lembrar, que essa região serve de sustentação de nosso corpo.

REFERÊNCIAS:


2 comentários:

  1. 1_EDFIS_LIC_NB_RÔMULO_RUTHS_DE_OLIVEIRA
    Bom trabalho até porque após essas lesões desses jogadores tornaram um assunto muito comentado mas só que muitas poucas pessoas sabem do que se trata e o que acontece.
    E com esse conteúdo consegue se explicar bem o assunto que deu dor de cabeça aos brasileiros fan de futebol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir